Serviços
Serviços
Departamento de Medicina Dentária
Departamento de Medicina Dentária

Prevenção, diagnóstico e tratamento são os três pontos principais em que assenta todo o trabalho realizado pela vasta equipa de médicos(as) dentistas da Clínica do Cértoma. Focando-se nas lesões e patologias da cavidade oral, atuam em áreas múltiplas de intervenção.

Corpo Clínico:
  • Dr. João Pedro Oliveira - Diretor do Serviço de Implantologia
  • Dr. Phillip Fonseca - Diretor do Serviço de Ortodontia
  • Dr. André Silva
  • Dr. Agnelo Silva
  • Dr. Pedro Ferreira
  • Dr.ª Vanessa Melo
  • Dr.ª Raquel Silva
  • Dr.ª Catarina Maçarico 
  • Implantologia
    Implantologia

    Área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários.

    Com apenas um ou mais dentes em falta, ou no caso de o maxilar estar completamente desdentado, há vários processos de tratamentos e soluções de implantes.

    Os implantes dentários são raízes artificiais fixadas no osso do maxilar que suportam substituições de dentes fixas ou removíveis.

  • Ortodontia
    Ortodontia

    Correção do mau posicionamento dos dentes nas arcadas dentárias e do incorreto crescimento dos maxilares.

    O tratamento ortodôntico permite a melhoria das funções da boca e das estruturas adjacentes (mastigação e deglutição, respiração, expressão facial e dicção).

    A face fica mais harmoniosa e o sorriso mais atraente.

  • Prostodontia
    Prostodontia

    Os procedimentos mais frequentes na especialidade de Prostodontia são as facetas, coroas ou próteses parciais fixas sobre dentes ou implantes.

    Os tratamentos podem ser removíveis, parciais ou totais, com a utilização de próteses acrílicas ou esqueléticas.

  • Periodontologia
    Periodontologia

    Foca-se num conjunto de tecidos abarcando a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, procurando prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que afetam o periodonto.

    A doença periodontal é uma das principais causas da perda de dentes na idade adulta. Numa primeira fase, as bactérias desencadeiam uma inflamação na gengiva provocando a gengivite.

    Se a situação não for resolvida, as bactérias podem atingir o osso causando a periodontite.

  • Dentisteria
    Dentisteria

    Área da Medicina Dentária na qual o médico restitui a anatomia original do dente perdida após uma lesão causada por cárie.

    Dentes que apresentem alteração de forma, cor ou fraturas podem recuperar a sua aparência inicial.

  • Cirurgia Oral
    Cirurgia Oral

    Especialidade médica responsável pelas cirurgias diretamente relacionadas com as extrações de dentes que já não podem manter-se na cavidade oral, especialmente por apresentarem cáries muito extensas, por não terem suporte ósseo ou estarem inclusos, entre outros casos.

  • Endodontia
    Endodontia

    Quando há comprometimento da polpa dentária (tecido que engloba o nervo e vasos sanguíneos do dente), a endodontia (desvitalização) é a única solução que permite salvar o dente mantendo-o na cavidade oral.

    Por se encontrar destruída devido a cárie dentária, fratura ou desgaste acentuado, a polpa do dente é removida, e os canais radiculares preenchidos, terminando o tratamento com a restauração final.

  • Odontopediatria
    Odontopediatria

    O acompanhamento desde os primeiros anos de vida é fundamental para uma dentição saudável.

    A Odontopediatria promove a saúde oral infantil atuando em diversas vertentes: tratamento de cáries, acompanhamento ortodôntico preventivo, controlo da placa bacteriana, aplicação de selantes, entre outras.

  • Higiene Oral
    Higiene Oral

    Aconselha-se a realização de uma consulta de Higiene Oral de seis em seis meses.

    Na consulta de Higiene Oral é feita, predominantemente, a remoção de tártaro e placa bacteriana através de uma destartarização bimaxilar.

    Segue-se o jato com partículas de bicarbonato que tem a finalidade de eliminar manchas superficiais, terminando com o polimento dentário.

    Nesta consulta, o médico dentista faz também uma observação geral da cavidade oral.

  • Estética Dentária
    Estética Dentária

    Branqueamento Dentário 

    Atualmente, um sorriso bonito não só traduz uma higiene oral cuidada, como também reforça a autoconfiança e aumenta a autoestima.

    Com a idade, e com a adoção de determinados comportamentos como, por exemplo, o consumo de café e os hábitos tabágicos, os dentes tendem a escurecer.

    O branqueamento dentário restabelece a cor branca do dente. Este tratamento pode ser realizado no consultório ou em casa do paciente.

     

    Facetas Dentárias

    A forma, tamanho e cor do dente podem ser alteradas através da colocação de facetas dentárias, um tratamento estético que consiste em aderir à superfície frontal do dente uma fina capa de cerâmica.

    São indicadas por motivos estéticos (como por exemplo em casos de dentes escurecidos ou encerramento de espaços entre dentes) ou por motivos funcionais, para corrigir aspectos anatómicos e estéticos de dentes com desgate elevado ou com malformações. 

  • Sedação Consciente
    Sedação Consciente

    Para o paciente atingir um estado de relaxamento e tranquilidade que lhe permita desmistificar todos os receios que possam surgir numa consulta de medicina dentária, a Clínica do Cértoma dispõe da técnica de sedação consciente.

    A depressão mínima do nível de consciência diminui a ansiedade, permite o controlo de comportamentos inadequados e tranquiliza os pacientes com necessidades especiais.

    A sedação consciente inalatória tem uma ação rápida, o período de recuperação é curto e o paciente não necessita de acompanhamento médico.

x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.